sábado, 14 de janeiro de 2012

Grandes Esperanças – Charles Dickens

Sinopse: A vida de Pip, órfão criado pela irmã num ambiente de pobreza, é radicalmente alterada quando um misterioso benfeitor lhe doa uma fortuna. Sua mudança para Londres, o esforço para tornar-se um cavalheiro, as grandes esperanças e certos dilemas morais tornam este romance de Dickens leitura inesquecível.


O livro começa narrando a história da infância de Pip, um menino órfão de sete anos que é criado por uma irmã bem mais velha, que o trata com extrema violência, e pelo marido dela Joe, que pode ser considerado exatamente o oposto, um homem doce e honrado, e extremamente carinhoso com seu “amigão” Pip. O dia em que ele encontra um condenando fugindo da polícia no brejo próximo a sua casa irá marcar sua vida. Vivendo em um ambiente de pobreza em uma pequena cidade a única perspectiva de Pip é tornar-se aprendiz na ferraria de Joe. Até que um belo dia, o advogado Mr. Jaggers informa Pip que um benfeitor, que exige anonimato, irá financiar seus estudos para que este se torne um cavalheiro e irá lhe doar sua fortuna, dando então a ele grandes esperanças.
A escrita de Dickens é absolutamente encantadora, fazendo com que você se envolva profundamente com Pip, sinta cada uma de suas dores, compartilhe seu remorso e se revolte com tamanha crueldade com que ele é tratado. É um livro triste, mas poucas vezes li um livro tão belo. Não é em vão que é considerado um dos maiores clássicos da literatura inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails